28 outubro, 2009 Macaíba completa 132 anos

Sepultamento das cinzas de Fabrício Gomes Pedroza foi realizado na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Macaíba completou nesta terça-feira (27) 132 de emancipação política, ano que ficará marcado na história da cidade. No ponto alto das Comemorações do Aniversário de Macaíba, os restos mortais do fundador da cidade, Fabrício Gomes Pedroza, foram sepultados na Igreja Nossa Senhora da Conceição pela manhã. Ao fim do dia, o Desfile Cívico e a apresentação da Orquestra de Música de Macaíba encerraram as festividades.

A emancipação política de Macaíba ocorreu no final do século XIX, precisamente no dia 27 de outubro de 1877, através da Lei 801. Com essa Lei, o que era ainda uma vila foi elevada à categoria de Município, denominando-se Município de Macaíba.

“Celebrar o aniversário de Macaíba é de suma importância, já que a emancipação representa a autonomia político-administrativa do município”, afirma a prefeita Marília Dias.
As cinzas do fundador da cidade, Fabrício Gomes Pedroza, saíram do Aeroporto Augusto Severo em cortejo até a Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa em sua homenagem. As cinzas vieram do Rio de Janeiro para o sepultamento em um jazigo, na própria Igreja.

A prefeita Marília Dias e o tetraneto do fundador da cidade, Fabrício Gomes Pedroza Filho, carregaram as cinzas até o local do sepultamento.

Também estiveram presentes na missa o vice-prefeito de Macaíba, Auri Simplício; o presidente do Instituto Pro-Memória, Olinto Maciel; o deputado estadual Ricardo Mota; o comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (representante do Comando da Aeronáutica no Nordeste), major-brigadeiro-do-ar Louis Jackson Josuá Costa; o comandante Graco Magalhães Alves; além dos vereadores e secretários municipais de Macaíba.

DESFILE

Completaram as Comemorações do Aniversário de Macaíba o Desfile Cívico e apresentação da Orquestra Musical de Macaíba. O encerramento das festividades contaram ainda com show pirotécnico.