Prefeitura

O Município de Macaíba instituído pela Lei Provincial nº 101 de 27 de outubro de 1877, teve com seu primeiro administrador o pernambucano do Recife, o Sr. Vicente de Andrade Lima, que era pecuarista e capitão da Guarda Nacional e sobrinho do comerciante Fabrício Gomes Pedroza.

A primeira sede do executivo municipal foi na Rua Nossa Senhora da Conceição, nos idos do século passado, onde lá foram recebidos dezenas de chefe de estado, presidentes e tomadas importantes decisões a nível municipal.

Primeira sede do Poder Executivo Municipal,
localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição, 
no centro da cidade.

Em 1933, o então prefeito Theodorico Júlio Freire, construiu o prédio onde seria a nova sede do Executivo Municipal, no final da Rua dona Emília e início da Rua Nossa Senhora da Conceição, onde foi o primeiro prédio construído exclusivamente para sediar a Prefeitura Municipal, composto por oito salas, além do gabinete oficial do Prefeito, sala de tesouraria, sala do guarda-livros e secretária Geral. O prédio foi inaugurado em tarde festiva com a presença de dezenas de autoridades, inclusive do Presidente Getúlio Vargas.

Prédio construído na administração do Prefeito Theodorico Júlio Freire em 1933, tendo sido inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas. Serviu de sede do executivo municipal até o ano de 1982. Hoje abriga a Secretaria Municipal de Tributação.

Com o grande crescimento populacional e a necessidade de se enquadrar nas demandas corriqueiras, a então prefeita Odiléia Mércia da Costa Mesquita, transfere a sede da Prefeitura Municipal para o Solar do Ferreiro Torto, espaço que havia sido restaurado em 1979 e estava sem utilidade. Daí, selado um convênio com a Fundação José Augusto, guardiã do espaço, o solar serviu por 8 anos como sede do executivo municipal.

Solar do Ferreiro Torto, sede do executivo municipal no período de 1983 a 1990, nas gestões de Odiléia Mesquita e Mônica Dantas.

Somente em 1990, na administração da Prefeita Mônica Dantas, através de convênio com o Governo do Estado, é iniciada a construção e inaugurado a nova sede, além da fundação para os prédios da Câmara e do Fórum, estes dois nunca foram edificados.

Em junho de 2000, o prédio sede do executivo municipal, por força de Lei, passou a denominar-se PALÁCIO AUTA DE SOUZA.

Hoje, agrega além do Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Administração e Finanças, a Procuradoria Geral do Município, a Tesouraria Geral, a Contabilidade, a Controladoria e Assessoria de Comunicação.