16 julho, 2013 SMS promove palestras para funcionários da UPA

Na tarde desta terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove uma série de palestras direcionadas para os funcionários da UPA de Macaíba. Os principais objetivos são preparar os profissionais da referida unidade para desenvolver um cuidado humanizado e lidar com situações do cotidiano profissional que possam causar desgastes psicológicos.

As palestras foram conduzidas por Mércia Santos, psicóloga e coordenadora do evento, e pelas também psicólogas Larissa Dantas, Rosiléia Lima e Kelly Dantas, sendo que esta última faz parte da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS).

“Profissionais de saúde lidam com vidas, seres humanos, é importante haver o acolhimento do paciente”, declarou Glenda Freitas, uma das coordenadoras da SMS, ressaltando a importância das palestras. As palestrantes foram enfáticas ao se referir a questão do cuidado humanizado aos usuários, visto ser este um cuidado que vai além da assistencial, possibilitando a formação de vínculos entre profissionais de saúde e pacientes.

Mércia Santos fez uma avaliação bastante positiva da ocasião. Cerca de 60 profissionais de saúde da UPA, estavam presentes na ocasião. O evento foi conduzido no centro de convivência de Macaíba, popularmente conhecido como Pax Club. Amanhã (17) serão realizadas mais palestras, desta vez, para os funcionários que estavam em turno de trabalho na data de hoje.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias