16 julho, 2013 Um novo olhar!

Ontem, segunda-feira (15), A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu ao projeto Olhar Brasil. Trata-se de um projeto elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, propondo-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados nas redes municipais públicas de ensino de todo o Brasil, visando os alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Destarte, configura-se uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.

A consolidação desse projeto pode permitir a redução das taxas de evasão escolar decorrentes de dificuldades visuais, facilitando, assim, o acesso à diversidade de contextos sociais e, consequentemente, garantindo benefícios para a qualidade de vida do público alvo: jovens e adolescentes.

O projeto em questão é uma extensão do Programa Saúde na Escola (PSE), já mencionado em outra publicação, e atingirá aproximadamente 2.000 crianças residentes em Macaíba, matriculadas nas escolas da rede municipal, ou mesmo, da rede estadual de ensino, localizadas no território municipal da terra de Augusto Severo.

Serão feitas visitas às escolas por parte de profissionais especializados e, caso seja detectado algum problema relacionado, o aluno será encaminhado para a realização de exames mais específicos e receberá óculos de grau, independente do número do grau ocular requerido. Salienta-se que as secretarias de Saúde e Educação trabalharão em conjunto para a consumação das ações.

Andry Morais