17 julho, 2013 Usuários do CAPSAD recebem ação de saúde bucal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Macaíba, por intermédio do seu setor de saúde bucal, realizou, na manhã desta quarta-feira (17), no CAPSAD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) do município, situado na rua Dinarte Mariz, próximo ao cemitério público, ação para informar aos usuários sobre o higiene bucal, sua importância, principais doenças que acometem a cavidade oral e formas de prevenção através da escovação com dentifrício e uso do fio dental.

Na ação, os pacientes passaram por exame de prevenção ao câncer de boca, aprenderam como fazer o autoexame, receberam aplicação de flúor e, ainda, foram beneficiados com escovas dentárias. Para a odontóloga Anna Leprincia, responsável pelos tratamentos dentários na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro Vilar, “a ação é de suma importância para o público do CAPS, já que sabemos que o uso do álcool somado à droga é fator predisponente ao aparecimento do câncer de boca, sendo a prevenção a melhor saída, pois quanto antes diagnosticado, melhor será o prognóstico”.

O CAPSAD é a única unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas no município, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde (MS), que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. Desta forma, a unidade oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.

Texto: Wedson Poeta

Foto: Dejackson A. Farias