17 julho, 2013 “Teotônio Freire: Fragmentos de um legado”

O lançamento do livro “Teotônio Freire: Fragmentos de um legado”, escrito pela jornalista e procuradora estadual aposentada, Anna Maria Cascudo Barreto, e pelo historiador macaibense Anderson Tavares de Lyra, será às 19h da quinta-feira (18), no Centro de Convivência Pax Club, em Macaíba. O prefácio do livro foi escrito pela desembargadora Judite Nunes.

Teotônio Freire foi desembargador do Rio Grande do Norte a partir de 1898, tendo alcançado o cargo de presidente do Tribunal de Justiça pelo período de 13 anos – de 1909 a 1921. Foi delegado, promotor de justiça, juiz municipal e federal e desembargador do Tribunal de Justiça por 13 anos. Pertenceu a Teotônio o belo casarão centenário que hoje abriga o Instituto Ludovicus, um presente dele para a filha Dáhlia e o marido Luiz da Câmara Cascudo.

José Teotônio Freire nasceu em 1858, na cidade de São José de Mipibu, tendo se bacharelado na Faculdade de Direito do Recife, em 1884. Passou a parte inicial de sua carreira em Macaíba, mas no começo do século XX foi morar em Natal. Na capital potiguar, faleceu em 1944. Sobre o sogro, Cascudo escreveu: “Homem sem dívidas, sem pedir favor, sem insinuar importância, foi impressionante figura de Juiz, meticuloso, frio, analítico, acima das solicitações, interesses, ameaças. A sentença era a implacabilidade da consciência integral”.

Fonte: ASSECOM-PMM