19 julho, 2013 Noite de autógrafos

Com apoio da Prefeitura Municipal de Macaíba, na noite de ontem, quinta-feira (18), no Centro de Convivência Pax Club, aconteceu o lançamento do livro “Teotônio Freire: Fragmentos de um legado”, que relata a genealogia e biografia de José Teotônio Freire, nascido em 1858 na cidade de São José de Mipibu e falecido em 1944, em Natal. Teotônio Freire foi juiz municipal, juiz de direito, chefe de polícia, desembargador e juiz federal concursado. A obra é de autoria do macaibense Francisco Anderson Tavares e da natalense Anna Maria Cascudo Barreto, neta de Teotônio Freire.

Anna Maria Cascudo, além de escritora, é jornalista, procuradora de justiça, pertence às academias Norterriograndense e Paulista de Letras, Brasileira de História, Cultura e Arte e de Letras Jurídicas. A escritora também é sócia do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), preside o Instituto Câmara Cascudo, o qual presta homenagens ao seu pai, o folclorista Luiz da Câmara Cascudo, e é presidente de honra da Comissão Norterriograndense de Folclore.

Anderson Tavares é graduado em História e Direito; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); sócio fundador do Instituto Norterriograndense de Genealogia; membro do Instituto Pró-Memória de Macaíba, Centro Norterriograndense do Rio de Janeiro e da Academia Macaibense de Letras (AME).

A solenidade de lançamento do livro contou com a presença do empresário Luiz Antônio Bezerra Lacerda, vice-presidente da Fecomércio RN, jornalista Roberto Medeiros, secretário municipal de Cultura e Turismo, médico e vice-prefeito Olímpio Maciel, vereadores, escritores e jornalistas.

Texto e foto: Wedson Poeta