23 julho, 2013 Agentes comunitários participam de ciclo de treinamentos

Na manhã desta terça-feira (23), os agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Macaíba iniciam um ciclo de treinamentos com vistas à capacitação para melhor lidar com as questões que envolvem as doenças sexualmente transmissíveis (DST), dentre elas a AIDS.  O ciclo de atividades dura até a próxima quinta-feira (25). Hoje, as atividades são conduzidas durante todo o dia no salão do Centro Paroquial da cidade.

O evento é resultado de uma parceria entre Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As palestrantes são: Tereza Dantas (infectologista do Hospital Giselda Trigueiro), Suzana Dantas (vice-coordenadora do NESC), Ildete Mendes (bioquímica e sexóloga) e Juliana Soares (assistente social e coordenadora do serviço de atendimento especializado [SAE] da SMS).

Macaíba é primeira cidade do Rio Grande do Norte a receber este ano esse ciclo de treinamento, o qual faz parte do projeto “Apoio à Reestruturação das Redes Organizadas de Atenção às DST/AIDS e Hepatites Virais no SUS/RN.” Para Juliana Soares, o evento é grande valia dada a importância da capacitação dos agentes comunitários. “São pontes/elos entre os profissionais de saúde e a população em geral, pois eles fazem visitas constantes às residências”, comenta Juliana. Já o prefeito Fernando Cunha, presente no evento, ressaltou a importância dos profissionais estarem gradativamente aprendendo e mencionou que deverão haver outros treinamentos futuramente.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias