Notícias

28 julho, 2013 SMS alerta sobre os perigos das hepatites virais

Neste domingo (28), Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população macaibense acerca desse risco. Em Macaíba, O Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos, mais conhecido como “Posto da Maré” disponibiliza de segunda a sexta-feira, em seu horário de funcionamento, das 8h às 17h, a vacinação contra a hepatite B. A vacina não tem contraindicação e nem efeito colateral. Pessoas com até 49 anos podem tomá-la.

Caso deseje a aplicação da vacina contra a Hepatite B, o usuário deverá se dirigir ao centro de saúde mencionado, munido de sua documentação pessoal, especialmente o cartão de vacinação.  As hepatites consistem em inflamação do fígado. Essas doenças podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, entretanto, estes são comuns na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras de um desses vírus e não sabem. Uma das formas de contágio são as relações sexuais desprotegidas.

Segundo Carlos Bezerra, farmacêutico do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da SMS, o próximo dia 10 de agosto será o Dia D de combate à hepatite em Macaíba. As ações serão concentradas no Posto da Maré, das 8h às 12h. Serão realizados teste rápidos para diagnóstico da doença, aplicações de vacinas e entrega de materiais didáticos. A vacina contra a hepatite B, que também serve para proteção contra o vírus tipo D, deve ser tomada em três doses, obedecendo ao seguinte cronograma: toma-se a 1ª dose, após 30 dias toma-se a 2ª dose e, posteriormente, seis meses depois desta 2ª dose, o usuário deverá tomar a 3ª dose para finalizar a imunização.

Andry Morais

Assecom-PMM