Notícias

30 julho, 2013 UPA completa um mês com quase sete mil atendimentos

Ontem, segunda-feira (29), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba completou seu primeiro mês de atuação. No total, já são contabilizados 6.815 atendimentos, sendo que 1.728 foram relacionados a procedimentos pediátricos. Segundo dados do sistema GS Saúde, 92,83% dos atendimentos foram prestados a pessoas residentes no município de Macaíba, e em seguida surgem os atendidos oriundos dos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Ielmo Marinho, formando respectivamente as cinco principais demandas da referida unidade de saúde.

Com relação aos exames, foram totalizados 1.172 exames nestes primeiros 30 dias de operação da UPA Aluízio Alves. No que concerne à distribuição de medidas de urgência e emergência, os mais elencados foram: prescrições médicas, incluindo procedimentos intramusculares e endovenosos, com 6.103 casos; 1059 hemogramas; 696 nebulizações; 147 eletrocardiogramas; 93 ocorrências de serviços socioassistenciais; 64 suturas, ou seja, pontos cirúrgicos; 46 confecções de curativos e 27 aplicações de glicose.

Esses números fazem da UPA de Macaíba uma verdadeira referência de pronto atendimento não só para a cidade de Macaíba, mas também para toda a região metropolitana do Rio Grande do Norte, visto que além da UPA de Pajuçara, localizada em Natal, somente a UPA de Macaíba funciona nessa região do Estado Potiguar, abrangendo também outras regiões, a exemplo da Região Agreste.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias

Assecom-PMM