05 agosto, 2013 Comissão define os procedimentos da Conferência de Assistência Social

Na manhã desta segunda-feira (5), a comissão organizadora da IX Conferência Municipal de Assistência Social fez a sua última reunião com vistas a definir os procedimentos a serem realizados durante a edição deste ano. A comissão é multidisciplinar, isto é, composta por membros de várias secretarias municipais, líderes comunitários e vertentes sindicais.

A referida conferência terá início a partir 13 horas desta terça-feira (6), onde serão feitos os credenciamentos dos inscritos. O evento se estenderá até às 17 horas da terça.

Na quarta-feira (8), a programação terá continuidade durante o decorrer do dia, das 8 às 17 horas, sendo encerrado após a discussão e aprovação das propostas a serem encaminhadas para a edição estadual. A conferência também contará com palestras, mesas de debates, plenárias e apresentações culturais.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social tem como tema central: “Gestão e Financiamento para a efetivação do SUAS”. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sociais e assistenciais no Brasil. O tema cerne desta conferência engloba cinco eixos temáticos, os quais são elencados a seguir:

1º Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social;

2º Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação;

3º Gestão do Trabalho;

4º Gestão dos serviços, programas e projetos;

5º Gestão dos benefícios do SUAS.

Texto: Andry Morais