09 agosto, 2013 MACAIBAPREV tem agilizado a vida do funcionalismo macaibense

O MACAIBAPREV é o órgão previdenciário próprio da Prefeitura Municipal de Macaíba (PMM). Desde sua criação há aproximadamente 2 anos, o órgão já providenciou 19 aposentadorias, 2 pensões e concede uma média de 20 a 30 benefícios de auxílios-doença mensalmente – após prévias e plausíveis análises dos casos.

Ademais, o servidor público municipal passou a ter uma maior agilidade com relação à realização dos serviços correlacionados. Antes da implementação do órgão, a concessão de benefícios como auxílio-doença e aposentadoria demoravam cerca de 3 a 4 meses para serem efetivados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, em torno de 1 mês, o servidor consegue resolver esses tipos de solicitações por intermédio do MACAIBAPREV.

O departamento responsável pelos trâmites previdenciários de Macaíba é composto por dois eixos principais: Diretoria de benefícios, a qual é designada para atender o público através de serviços como concessão e manutenção de benefícios como auxílio-doença, pensão, aposentadoria, salário-família e auxílio reclusão; Diretoria de administração e finanças, responsável pelo recebimento de pecúnia, seja oriunda do funcionalismo ou de via patronal (PMM), para serem geridos sob legislações previdenciárias específicas e, consequente, criação de fundos de previdência.

Salienta-se que os fundos previdenciários estão estritamente destinados para os casos em que haja necessidade de quaisquer concessões previdenciárias de cobertura do órgão em questão. Segundo a diretora geral do MACAIBAPREV, Roberta Cabral, somente os funcionários pertencentes ao departamento podem acessá-los para os fins cabíveis. O órgão tem folha própria e seus beneficiários, por exemplo, servidores públicos aposentados ou em reclusão, recebem os seus benefícios um dia antes em relação aos demais servidores do quadro municipal.

Roberta Cabral frisa que o MACAIBAPREV é órgão do servidor público do município de Macaíba e está de portas abertas para prestação de quaisquer orientações ou esclarecimentos que sejam do âmbito da competência do departamento.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias