23 novembro, 2009 Telecentro Comunitário é inaugurado

Iniciativa é fruto de parceria com o Governo Federal e visa incentivar a inclusão digital no município.

Macaíba acaba de ganhar uma importante ferramenta para o desenvolvimento da inclusão digital. A Prefeitura Municipal inaugurou nesta sexta-feira o Telecentro Comunitário, projeto de inclusão digital em parceria com o Governo Federal que disponibiliza computadores para a população de segunda a sexta, das 8h as 17h. O centro também oferece cursos profissionalizantes e de informática básica.

O Telecentro é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal de Macaíba com o Ministério das Telecomunicações. O Governo Federal entrou com 10 computadores, kits multimídia, internet banda larga, além de mesas e cadeiras. Já a Prefeitura tornou possível o projeto na cidade, através da estrutura física – prédio que fica na Rua Dr. Pedro Velho – e adequação do prédio, respeitando os padrões de acessibilidade.

Além disso, o executivo municipal também forneceu os funcionários do Telecentro, equipe que é formada por uma coordenadora e dois monitores que ficam responsáveis pelo auxílio à população. Esses profissionais contaram com capacitação do Ministério das Telecomunicações.

De acordo com a prefeita Marília Dias, o público que deverá se beneficiar mais é o jovem. “Não queremos formar cidadãos aptos apenas a ligar e desligar o computador, ou ainda que saibam de forma básica utilizar essa ferramenta. Queremos que os macaibenses saibam obter conhecimento através dos meios digitais”, afirmou a prefeita Marília Dias.

TELECENTROS
Os Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à Internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.

Entre as atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no Telecentro, estão: uso livre de equipamentos, cursos de informática básica, curso de navegação na Internet, uso preferencial de softwares de plataforma aberta, realização de oficinas de capacitação com recursos disponíveis no Telecentro, produção e compartilhamento de conhecimento coletivo, realização de atividades sócio-culturais para a mobilização social e divulgação de conhecimento, além de oficinas de alfabetização digital.