13 agosto, 2013 Missa abre Semana do Aleitamento Materno

Na manhã desta terça-feira, dia 13, uma missa celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, pelo pároco Francisco de Assis, deu início a Semana do Aleitamento Materno do município de Macaíba. Durante o canto de entrada da missa, uma jovem grávida entrou mostrando o prazer da maternidade e, ainda, cinco profissionais que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) exibiram cartazes com as seguintes palavras de incentivo: Amor, solidariedade, vida, esperança, respeito e doação. Este ano, o evento utiliza o tema “Amamentação: Alimento Sagrado, Alimento do Corpo e da Alma, Alimento do Amor”.

Para o médico Fernando Cunha, prefeito do município, o leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lípase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.

Texto: Wedson Poeta

Foto: Dejackson A. Farias