14 agosto, 2013 Alunos do Auta de Souza fazem excursão ao Câmara Cascudo

Na tarde desta quarta-feira (14), dezenas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, oriundos da Escola Municipal Auta de Souza, foram beneficiados com uma visita pedagógica e recreacional ao Museu Câmara Cascudo (MCC). A visita faz parte de uma série de excursões promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Macaíba, tendo como público alvo os alunos da rede local de ensino matriculados no Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano.

O objetivo cerne é proporcionar o conhecimento cultural através do convívio e apreciação dos fatos e costumes de uma região. O Museu Câmara Cascudo é um ícone cultural e histórico do Rio Grande do Norte que, segundo o guia Vítor André, recebe cerca de 2.500 visitas mensais. Os alunos demonstraram bastante interesse ao visitar o acervo do museu e ouvirem as explanações dos guias do local.

A diretora da instituição, professora Maélia Pinheiro, salientou que esta foi a terceira de alunos da escola Auta de Souza ao museu, sendo que nas outras ocasiões foram outras turmas. Maélia destacou que é de suma importância o desenvolvimento de atividades como essa para o complemento do aprendizado dos alunos.

Já a aluna da 7ºA, Taionara Rocha, 13 anos, relatou que a visita foi muito importante e disse imaginar como seria a vida das pessoas que viviam em outras épocas – Taionara visitava a sala de história e arqueologia no momento da entevista –, acrescentando que gosta das disciplinas de História e Geografia.

O Museu Câmara Cascudo está localizado na Avenida Hermes da Fonseca, nº 1.938, Bairro do Tirol, Natal/RN. O prédio recebe visitas no horário entre 9 e 17 horas e é mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Andry Morais