30 novembro, 2009 Projeto leva desenvolvimento à zona rural

Projeto Ação e Cidadania leva secretarias do município para comunidades das Marias, Cajazeiras e Mata Verde.

A Prefeitura Municipal de Macaíba realizou entre os dias 26 e 28 de novembro o projeto “Ação e Cidadania”, que levou às comunidades das Marias, Mata Verde e Cajazeiras todo o secretariado do município. Diversos serviços foram oferecidos à população das 8h às 17h, incluindo avaliações médicas e odontológicas, confecção de documentos como carteira de trabalho e de identidade, corte de cabelo, além de torneios e atividades esportivas. Também foram realizadas ações de restauração das localidades, desde a reforma de escolas e creche até a manutenção de prédios públicos, estradas e da iluminação pública.

Cada secretaria se voltou para ações nas comunidades. A Secretaria Municipal de Infra-estrutura (SMIN) trabalhou na restauração de duas escolas e uma creche, de dois postos de saúde, restauração e manutenção de prédios públicos, manutenção das estradas como pintura de meio fio e da iluminação pública, além de limpeza das ruas.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma ação intensificada nas comunidades por meio de uma equipe de médicos nas especialidades de pediatria, ginecologia e clínico-geral. Além disso, foram disponibilizados exames de laboratório com coleta de sangue, a farmácia básica da localidade ganhou mais remédios e um trailer médico-odontológico foi utilizado para o atendimento à população.

Os moradores das localidades puderam tirar documentos como carteira de identidade e de trabalho com os serviços que oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). A secretaria também forneceu corte de cabelo e cursos para os moradores da região. Além desses serviços, foi elaborado um levantamento sobre as principais necessidades da população de cada uma das localidades.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SMAPP) desenvolveu um diagnóstico do setor primário, de estradas e passagens molhadas, da pecuária, numa espécie de censo que fará culminará um levantamento Sócio-Econômico da região para estabelecer demandas para cursos de capacitação. Também foi levado para as comunidades o cadastramento para o Programa Corte da Terra 2010.

As secretarias municipais de Trânsito e Transporte (SMTT) e de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) trabalharam pela conscientização das questões pertinentes a cada uma das áreas. Já a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) desenvolveu atividades como o teatro e o cinema nas comunidades. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) também levou diversas atividades esportivas e torneios.

Veja a seguir fotos do projeto Ação e Cidadania: