26 agosto, 2013 III Nordestino de Xadrez foi um sucesso!

O III Campeonato Nordestino de Xadrez para menores, sediado em Macaíba, no Pax Club, neste recente final de semana (24 e 25 de agosto) foi considerado um sucesso com relação à organização e ao número de inscritos. No total, foram 182 participantes, os quais são originários de quatro estados da federação (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará).

O projeto Xadrez na Escola se destacou nesse evento de cunho regional, conquistando 20 medalhas e três troféus. Ademais, três escolas locais, duas da rede municipal e uma da estadual, mas com representação de alunos municipais vinculados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e ao Projovem, se sobressaíram como campeãs por equipe, as quais foram: E. M. Nazaré Madruga, E. M. Waldemar Diógenes Peixoto e. E. Dr. Severiano. Já o Núcleo Enxadristício Macaibense (NEM) emplacou quatro primeiros lugares.

O projeto Xadrez na Escola já tem seis anos de duração e serve de modelo para outros municípios potiguares. O projeto é uma idealização do prefeito Fernando Cunha, primeiro gestor a implantar esse tipo de projeto no interior do Rio Grande do Norte, e que esteve presente pessoalmente durante a competição. O evento também contou a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do legislativo municipal, além do Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Darcy Lima; o Vice-presidente, Máximo Macedo, e o Presidente da Federação Norterriograndence de Xadrez, Máximo Igor. O torneio teve apoio da Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias