28 agosto, 2013 Secretários municipais estudam implantação de projeto em assentamento

Na noite da terça-feira (27), os secretários municipais de Planejamento (SEPLAN) e da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SMAPP), José Wilson Júnior e Francisco Maia, respectivamente, estiveram no assentamento Caracaxá, comunidade rural de Lagoa do Lima, localizado há aproximadamente 12 km do centro de Macaíba, para discutir junto aos assentados a implantação de um projeto de cajucultura na região.

O projeto é fomentado por entidades como Fundação Banco do Brasil, SEBRAE e EMBRAPA, e pode beneficiar de maneira significativa a comunidade, que conta com 60 famílias, através do beneficiamento da amêndoa (castanha) e da polpa do caju. Todavia, o projeto pode abranger também outras culturas agrícolas como goiaba, manga ou mamão.

A comunidade apresentou-se bastante interessada e participativa nas discussões. O projeto atualmente é desenvolvido em outras regiões do Semiárido Nordestino e objetiva, entre outras questões, melhorar e garantir a renda de família que habitam zonas com pouca frequência pluviométrica, promover o aumento da produtividade agrícola com sustentabilidade e inserir o pequeno produtor no mercado formal, eliminando a figura do atravessador.

A líder comunitária, Maria de Fátima Martins, relatou que a iniciativa do projeto é muito boa, vai gerar renda para as famílias assentadas e percebe que a comunidade está empolgada para presenciar o início do projeto. Já José Ferreira Neto, agricultor, espera ansioso pela consolidação do projeto para que os jovens da comunidade possam ter acesso aos empregos.

As secretarias envolvidas no projeto estão estudando a melhor forma de implantar o projeto no assentamento Caracaxá, como, por exemplo, o tipo de maquinário para processar os frutos e o galpão para armazenar os produtos finais. Em breve, outra reunião será realizada a fim de discutir mais detalhes acerca do projeto.

Texto: Andry Morais

Foto: Andry Morais