10 setembro, 2013 Programa intersetorial beneficia agricultura familiar

A Prefeitura Municipal de Macaíba, através das secretarias de Educação (SME) e da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SMAPP) tem beneficiado diversos agricultores do município com a aquisição de produtos orgânicos que são fornecidos para a alimentação do alunado municipal. No total, 29 pequenos produtores são abrangidos pelo programa.

De acordo com a coordenadora da central de distribuição de merenda escolar da SME, Watsana Kleiba, a parceria entre as referidas secretarias na assistência à agricultura familiar no âmbito municipal faz parte do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Watsana esclarece que os produtos são livres de agrotóxicos.

Todas as terças-feiras, os agricultores comparecem à central de distribuição, para fornecer seus produtos, dentre os quais se destacam: macaxeira, alface, pimentão, tomate, couve, cebolinha, coco verde, coentro, pimenta, jerimum, batata doce e mamão.

João Rodrigues da Silva, residente no assentamento Margarida Alves, próximo à comunidade rural de Lagoa do Sítio, faz parte do projeto e relatou estar bastante satisfeito em poder participar. “É muito bom”, resumiu João. Na ocasião, também estavam presentes agricultores dos assentamentos Caracaxá, Quilombo dos Palmares, Eldorado dos Carajás e José Coelho.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias