11 setembro, 2013 SEMURB tem propostas aprovadas em evento estadual

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) conseguiu aprovar duas propostas elaboradas por seus funcionários, as quais foram elaboradas durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades – Etapa Municipal de Macaíba.

As duas propostas foram aprovadas na 4ª Conferencia Estadual de Meio Ambiente (CEMA), acorrida nos dias 03 e 04 de setembro, cujo foco principal era a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A CEMA deste ano teve como tema principal “Resíduos Sólidos”. Ademais, foram debatidos quatro subtemas: Redução de Impactos, Geração de Emprego e Renda, Educação Ambiental e Produção e Consumo Sustentável.

Cada eixo continha 26 propostas para serem analisadas, essas propostas foram oriundas das etapas regionais/municipais da conferência. Das 26, deveriam ser escolhidas 20 prioritárias, as quais foram levadas para votação na plenária final, de onde saíram 5 propostas de cada eixo para serem debatidas na etapa nacional da conferência.

Por conseguinte, duas das propostas mais votadas dentro do Eixo de Redução de Impacto foram elaboradas por funcionários da SEMURB de Macaíba. Essas duas propostas serão levadas e defendidas na 4ª Conferencia Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro em Brasília/DF.

As propostas aprovadas na 4ª CEMA foram elaboradas, respectivamente, pelos funcionários João Paulo de Carvalho e Cássia Kaline Amaral. A primeira obteve 49 votos e a segunda alcançou um total de 41 votos. Eis as duas propostas:

·         *Implantar de forma obrigatória, procedimentos que viabilizem a reutilização do material descartado pela Construção Civil, a ser acumulado em caçambas tipo disk-entulho, triturado conforme procedimentos técnicos adequados, voltando ao estado de matéria-prima para uso em terraplanagem.

·         *Capacitar os profissionais de saúde sobre o descarte de resíduos de serviço de saúde e implementar uma coleta domiciliar desses resíduos, instrumentalizada pelo programa Saúde da Família.

Texto adaptado por Andry Morais