20 setembro, 2013 Funcionários da Saúde participam de seminário

Na manhã desta sexta-feira (20), funcionários do Centro Municipal de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos, popularmente conhecido como Posto da Maré, e da Central de Marcação de Consultas, participaram do I Seminário “Cuidado, Acolhimento e Humanização”, no auditório do Pax Club. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na ocasião, o público presente assistiu a duas palestras: a primeira foi realizada pela psicóloga Kelly Dantas e tinha como tema “Uma pausa para o cuidar do profissional de Saúde e suas relações; a segunda foi conduzida pela psicóloga Larissa Santana teve como tema “O cuidado com o cuidador”. As palestras trataram de temas pertinentes ao cotidiano do trabalho, tais como: Síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental causado por situações da vida profissional) e relações interpessoais.

Na coordenação das palestras, as profissionais da SMS, Mércia Santos, coordenadora de Atenção Básica, e Adriana Amaral, diretora do Centro Municipal de Saúde, destacaram a importância do cuidado humanizado ao lidar com os usuários dos serviços de saúde. A diretora do Centro de Saúde salientou que é preciso “Cuidar bem de si para cuidar do outro”.

O Seminário vai ao encontro de uma tendência cada vez mais predominante do contexto da assistência à saúde – prestar um atendimento humanizado –, dado que o atual paradigma da Saúde denota que o atendimento ao usuário não se restringe ao âmbito técnico, mas estende-se ao universo das relações interpessoais entre os profissionais de saúde e os usuários dos serviços.

Texto: Andry Morais

Fotos: Dejackson A. Farias