20 setembro, 2013 Profissionais da EJA participam de minicurso de Cordel

Durante a quarta (18) e quinta-feira (19), professores e coordenadores da rede pública que atuam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Pedro Gomes participaram de um minicurso de Literatura de Cordel. O intento foi inserir a arte de cordel no cotidiano de sala de aula, proporcionando a formação de novos leitores.

Nas palavras do cordelista Hailton Mangabeira, um dos coordenadores do evento, “O cordel, aliado ao fazer pedagógico pode contribuir significativamente no trabalho dos educadores do nosso município”. Por conseguinte, a Secretaria Municipal de Educação (SME) estuda a possibilidade de oferecer o minicurso de Cordel também para os docentes que lecionam para alunos 5º ano do Ensino Fundamental.

Segundo as coordenadoras da SME, Mirelle Melo e Valdelice Pinheiro, A receptividade e envolvimento por parte dos participantes foi impressionante, tanto na participação, na assiduidade e na pontualidade.

Literatura de Cordel

De acordo com estudiosos, a Literatura de Cordel foi denominada desse modo por causa da forma como os folhetos são vendidos, pendurados em cordões em diversos ambientes como: feiras populares, mercados, praças e bancas de jornal, especialmente em cidades do interior do Nordeste. A designação foi dada por intelectuais, sendo que este é o modo como esse tipo de produção é explanado em alguns dicionários e enciclopédias.

Texto: Andry Morais