04 outubro, 2013 Seca: Prefeitura vai entregar brevemente 21 poços artesanais

O sofrimento de centenas de famílias residentes na zona rural de Macaíba causado pela escassez de água está próximo do fim. A prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca - SEMAPE- em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS - brevemente entregará 21 poços artesianos, tubulares, em diversas comunidades rurais do Município.

Desta feita, Vinte e uma (21) comunidades serão contempladas com o funcionamento dos 21 poços, além disso, a prefeitura também vai realizar o abastecimento d’agua condominial em outras cinco comunidades. Dois poços desse total funcionaram por intermédio de cata-ventos, e os demais – (19) com a colocação de bombas. Todos os poços com reservatório de 5 mil litros de água.

Em reunião com o prefeito Fernando Cunha e o Secretário Francisco Maia, o coordenador do DNOCS, José Eduardo garantiu a parceria e afirmou que o órgão nacional está de portas abertas para atender as solicitações da prefeitura no que diz respeito à melhoria dos munícipes em relação ao abastecimento de água.

De acordo com secretário de Agricultura, Francisco Maia, estes poços vão amenizar as dificuldades no período de estiagem, sobretudo, das famílias rurais que terão água própria para consumo humano e animal.

Em consonância com o secretário Maia, o agricultor Pedro Luiz – 59 anos, fala da importância da obra para sua comunidade, que segundo ele, vem sofrendo há bastante tempo com a falta d’agua.

“Só quem sabe o valor de uma obra dessas é quem passa pelo problema. Nós (moradores) aqui de Capoeiras penamos um bocado. Quando Deus manda chuva tudo fica bom, mas quando a chuva não cai do céu a coisa fica muito difícil. A água da CAERN chega para algumas casas e em outras não. Então, com o funcionamento desses poços vai melhorar cem por cento”, contente, afirma seu Luiz.

As comunidades contempladas com os poços são: Cajazeiras, Lagoa do Mato, Lagoa do Espinho, Lagoa do Umbú, Lagoa do Lima, Lagoa do Sítio II, Lagoa dos Cavalos, Lagoa do Espinheiro, Lagoa dos Currais, Lagoa Nova I, Lagoa Nova II, Lagoa Redonda II, Mata Verde, P. A. José Coelho, P. A. Margarida Alves, Retiro, Sítio Torrões (São Luiz), Sucavão dos Gomes, Sítio Umarí, Campo Verdes Mares, Assentamento Caracaxá.

Abastecimento d’agua condominial: Sítio Torrões, Capoeiras, Sucavão dos Gomes, Sítio Umarí E Assentamento Zumbi dos Palmares.

Texto: Sérgio Silva

Foto: Dejackson A. Farias