22 janeiro, 2010 Prefeitura assina convênio com Emater

Durante lançamento do projeto Campo Mais Forte, um veículo foi cedido para a Prefeitura de Macaíba.

A Prefeitura de Macaíba assinou nesta sexta-feira convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) para participação do projeto Campo Mais Forte. Na solenidade de lançamento do projeto, realizada no Olimpo Recepções, a prefeita de Macaíba, Marília Dias, recebeu a chave de um veículo cedido pelo projeto.

Um computador e uma impressora também foram entregues à Prefeitura de Macaíba como forma de incentivo para os trabalhos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SMAPP) em prol da Agricultura Familiar.

Como parte dos investimentos do Campo Mais Forte, foram cedidos 70 automóveis e computadores com impressora para 70 municípios do estado. Os veículos foram entregues por meio de termo de comodato, assinado pelo Governo do Estado, a Emater, as prefeituras e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniran Sanches Peraci – representando o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel – a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), Luiz Cláudio Souza Macêdo, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN (MDA/RN), Hugo Manso, entre outras autoridades.

Participaram ainda o deputado federal Henrique Alves, prefeitos dos municípios contemplados e seus secretários de agricultura, além de membros de conselhos municipais de Desenvolvimento Rural e Sindicatos de Trabalhadores Rurais, bem como os técnicos em extensão rural indicados pelos municípios e da Emater.

A parceria com as prefeituras terá inicialmente duração de 60 meses. Além de prestar assistência técnica e extensão rural voltada para a produção agropecuária, o projeto vai desenvolver ações de combate à pobreza, ao analfabetismo, à mortalidade infantil, à exclusão digital e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

O projeto Campo Mais Forte soma R$ 4.007.500,00, sendo R$ 3.606.750,00 originários do MDA, repassados através da Caixa Econômica Federal, com contrapartida do Rio Grande do Norte de R$ 400.750,00.