10 outubro, 2013 3ª etapa do Sonora Brasil em Macaíba atrai grande público

Boa parte da população do município de Macaíba, Rio Grande do Norte, pode conhecer, na noite de ontem (quarta-feira 9), um pouco da cultura paraense. A oportunidade foi concedida durante mais uma etapa de apresentações do projeto Sonora Brasil realizada no Centro de Convivência Pax Club, localizado no Parque Governador José Varela, próximo ao Campo do Cruzeiro.

A apresentação do grupo Samba de Cacete da Vacaria chamou a atenção de populares de diversas comunidades das zonas urbana e rural da terra de Augusto Severo e Auta de Souza. O grupo é formado por pessoas que mantêm relações familiares e de vizinhança. Seus integrantes, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá, Pará, e vivem da produção agrícola.

Formado por tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras e seus cânticos são acompanhados por dois “tambouros” e mais um percussionista que toca os cacetes, o grupo é liderado pelo Mestre Benedito Moía e tem como demais membros Ângela Meireles, Maria de Jesus, Manoel Maria, Maria das Graças, Marineu Cruz, Raimundo Moía e Nair dos Prazeres.

Segundo Marineu Cruz, 44, foi a primeira vez que o grupo se apresentou em terras potiguares. “Não conhecíamos o Rio Grande do Norte. Quando soubemos que viríamos nos apresentar neste Estado, ficamos imaginando como seríamos recebidos. Estamos muito satisfeito com a recepção dos potiguares, em especial a dos macaibenses, que muito nos incentivaram durante a apresentação”, ressaltou.

O Samba de Cacete da Vacaria foi o terceiro grupo que o projeto Sonora Brasil trouxe para se apresentar no município. Macaíba já foi palco das apresentações dos grupos Raízes do Bolão, do Estado do Amapá, e Alabê Ôni, do Estado do Rio Grande do Sul. A cidade ainda receberá mais um grupo, o Raízes de Tocos, do Estado da Bahia. O Sonora Brasil é um projeto nacional organizado pelo SESC.

O evento contou com a participação do prefeito Fernando Cunha, secretários municipais e demais representantes da Prefeitura Municipal de Macaíba, a qual deu grande assistência à realização das apresentações no município, além de representantes da Fecomércio RN, instituição que apóia a iniciativa do SESC no Estado do Rio Grande do Norte.

Texto: Wedson Poeta

Foto: Dejackson A. Farias