11 outubro, 2013 Segurança Pública II: Macaíba ganha “força tarefa”

Empenhado em resolver o problema da violência na cidade, mais uma vez o prefeito Fernando Cunha se reuniu com a governadora Rosalba Ciarlini e cobrou novamente do Governo do Estado mais ações de segurança para Macaíba. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (10/10), no Palácio do Governo.

Reconhecendo o esforço que o prefeito Fernando Cunha vem realizando para resolver a questão da violência no município, de imediato a governadora determinou ao secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha, que seja iniciada, já a partir desta sexta-feira (11), uma “força-tarefa” com o objetivo de reduzir os índices de violência na região macaibense.

Na manhã desta sexta o secretário Aldair da Rocha e o comandante da PM, Cel. Araújo se prontificaram em vir pessoalmente ao município e verificar a atual situação e dar início a um (01) mês de operações especiais por meio de uma integração entre as polícias Civil e Militar.

Após 30 dias de ações de combate a violência, a equipe de Segurança do Estado irá apresentar um balanço sobre a evolução nos índices de criminalidade durante este período. A governadora Rosalba Ciarlini convidou o prefeito Fernando para exposição da amostragem e se prontificou a planejar novas ações de combater a violência na região.

“Conheço o respeitável trabalho do prefeito Fernando no município de Macaíba. Sei o quanto ele está empenhado em dar um basta nesta violência que se estabeleceu na cidade. Essa não é a primeira vez que ele vem aqui cobrar do Governo. Assim sendo, vamos realizar em 30 dias uma “força-tarefa” e depois traçar ações que continuem combatendo a violência e consequentemente devolvendo o sentimento de paz à população de Macaíba. É isso que o prefeito Fernando vem pedindo ao Governo”, Afirmou a governadora.

A governadora prometeu ainda que em médio prazo, o município de Macaíba receberá vários investimentos na área de segurança, uma vez que a cidade é uma das beneficiadas pelo programa Brasil Mais Seguro, do Governo Federal, que visa combater a criminalidade e está sendo iniciado no Rio Grande do Norte. Dentre os investimentos que Macaíba receberá estão o reaparelhamento da Delegacia de Defesa Civil, o fortalecimento da Polícia Militar e a instalação de câmeras de videomonitoramento.

Mesmo sendo de competência do governo estadual, o prefeito Fernando saiu do encontro bastante otimista e falou que o executivo não medirá esforços no sentido de combater a violência na cidade.

“Venho à Governadoria quantas vezes for necessário para pedir ações que resolvam o problema da violência em nossa cidade. Foi um encontro positivo, pois a governadora nos atendeu e se prontificou em começar a dar um basta nesta questão da violência”, colocou o prefeito Fernando.

Atualmente a prefeitura já ajuda o policiamento de Macaíba. Por meio de convênio paga o aluguel do comando, material de limpeza e arca com a comida da Polícia Civil da cidade.

Entretanto, ações na área social, educacional e esportiva estão sendo desenvolvidas pela atual gestão que são de fundamental importância e que estão possibilitando novas perspectivas para crianças e jovens do município e contribuindo para o distanciamento do submundo do crime.

Aula de xadrez em diversas escolas municipais, ginástica rítmica que contempla atualmente 150 alunas, aula de música oferecida na própria escola em que a criança estuda, o Pronatec que já capacitou cerca de 900 jovens, projeto de escolinha de futebol em parceria com empresas do Distrito Industrial de Macaíba (DIM), o Mais Educação entre outros, todos eles visando formar o cidadão de bem para um futuro de paz para Macaíba

A audiência contou com a presença também do vice-prefeito Olímpio Maciel, do presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima, os demais vereadores da cidade, empresários locais, entre eles, o presidente da Casa do Empresário, Giovani Montini, secretários municipais e secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha e do comandante da Polícia Militar, Cel. Francisco Canindé Araújo.

Texto: Sérgio Silva

Foto: Dejackson A. Farias