Na tarde desta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove uma oficina de dança no auditório do Pax Club. A oficina tem como temática: A Dança na escola: uma proposta de construção corporal através do pensamento de Paulo Freire. O evento é a pré-abertura do I Seminário Paulo Freire, o qual terá início amanhã (17).
De acordo com a ementa da oficina, a dança pressupõe um trabalho corporal que leva ao conhecimento de si mesmo. Esse conhecimento leva a uma consciência de seu espaço de vida e de atuação. Destarte, a dança se torna, apropriando-se de Paulo Freire, um ato político, ético e estético. A oficina é ministrada pela professora Adriana Barcellos, doutoranda em Educação pela UNICAMP.
No que concerne ao I Seminário Paulo Freire, a expectativa é a melhor possível, segundo a secretária de Educação, Márcia Portela. “As inscrições foram totalmente preenchidas com um mês de antecedência, inclusive algumas escolas terão 100% de seu corpo docente envolvido no seminário”, frisou a secretária. “A importância do seminário está na atualidade de Paulo Freire, o maior referencial da Educação Brasileira. Paulo Freire é um autor revolucionário, reflexivo, emancipador e amoroso, mas sem deixar de lado a sistematização do ato educativo”, finalizou a titular da SME.
Texto: Andry Morais
Foto: Arquivo
Assecom-PMM