A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), está participando de encontros com o Grupo de Gestão Integrada do Governo do Estado (GGI-E), para discutir o Programa do Ministério da Justiça “Justiça Comunitária - Núcleos de Mediação Comunitária", a ser implantado nos municípios que fazem parte do Brasil Mais Seguro.
Tais núcleos são estratégias importantíssimas para a prevenção da violência e da criminalidade, pois nos Estados onde estão em desenvolvimento já demonstraram a sua eficiência neste sentido. Além de Macaíba, participam dos encontros representantes dos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Ceará-Mirim e a Polícia Militar/RN.
Os encontros estão sendo realizados desde o dia 19 de setembro e têm como objetivo desenvolver ações de melhorias na Segurança Pública da Região Metropolitana de Natal (RMN), especialmente Macaíba.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, José Wilson, a participação do município tem como fator primordial ações que a atual gestão vem buscando desenvolver para melhoria da Segurança Pública da cidade.
“A participação de Macaíba nessas reuniões é mais um mecanismo que a atual gestão encontrou e está trabalhando para que as ações possam acontecer, pois, o foco primordial e combater o crescente índice de violência no nosso município. Nesses encontros, estamos discutindo, juntamente com representantes de outras cidades e da Polícia Militar do nosso Estado, estratégias que venham a ser desenvolvidas e possam ter como resultado: o combate à violência nesses centros urbanos”, citou o secretário.
A governadora Rosalba Ciarlini garantiu ao prefeito Fernando Cunha que o município de Macaíba receberá vários investimentos na área de Segurança, por meio do programa Brasil Mais Seguro, do Governo Federal, que visa combater a criminalidade e está sendo iniciado no Rio Grande do Norte.
Dentre os investimentos que Macaíba receberá, estão o reaparelhamento da Delegacia de Defesa Civil, o fortalecimento da Polícia Militar e a instalação de câmeras de vídeo-monitoramento.
Texto: Sérgio Silva
Foto: Lindenilson Moura
Assecom-PMM