21 outubro, 2013 Prefeito Fernando participa do SOS Municípios

O prefeito Fernando Cunha, 11 vereadores da cidade e secretários municipais participaram, na manhã desta segunda-feira, do encontro “SOS Municípios. Seu Município em crise. Você é o maior prejudicado”, onde apresentaram reivindicações para amenizar a dificuldade financeira do município macaibense.

Além do prefeito Fernando, mais de 150 prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte e mais de 500 vereadores do RN estiveram na reunião na sede social do América Futebol Clube, no bairro do Tirol, com a presença dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara Federal, Henrique Alves.

Na oportunidade, os prefeitos denunciaram o esvaziamento financeiro das prefeituras do RN. Atualmente cerca de 50% dos municípios Potiguar tem dificuldades para fechar a folha de pagamento de seus funcionários, inclusive, umas até com salários atrasados.

Mesmo com essas dificuldades, Macaíba é considerada um exemplo em relação às demais prefeituras RN afora. Apesar de ter pegado uma prefeitura com cerca de R$10 milhões em dívidas com fornecedores, dívidas trabalhistas, salários atrasados dos funcionários entre outros, o gestor Fernando Cunha, desde que assumiu colocou a folha em dia e vem mantendo-a com muita responsabilidade.

Realidade diferente, Por exemplo, de servidores de Natal, onde professores contratados estão há mais de 3 meses sem receber uma moeda. Os prefeitos e vereadores buscaram sensibilizar a bancada estadual e federal do Estado para a necessidade de revisão do Pacto Federativo que assegure aos municípios condições financeiras que garantam o bom funcionamento das prefeituras.

Além da presença dos presidentes do Senado, Renan Calheiros e da Câmara Federal, Henrique Alves, estiveram no encontro toda bancada dos deputados estaduais, federais e os senadores do Estado, e, ainda, a governadora Rosalba Ciarlini e dirigentes da Confederação Nacional dos Municípios e das Federações de Municípios da região Nordeste. Os únicos a não participarem do encontro foi a bancada do PT estadual – Fernando Mineiro e Fátima Bezerra e o deputado João Maia.

Texto: Assecom – PMM

Foto: Arquivo-Assecom-PMM