24 outubro, 2013 Outubro Rosa: SMS realiza ações nos bairros

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira (24), ações da campanha do Outubro Rosa, pela manhã, no bairro de Campo da Santa Cruz e pela tarde no Campo das Mangueiras.

De acordo com Luana Oliveira, enfermeira responsável pela unidade do Campo da Santa Cruz, foi realizada na unidade uma palestra sobre o autoexame das mamas, café da manhã, avaliação clínica para prevenção do câncer de boca e o Dia da Beleza, uma parceria com o SENAC-RN, que disponibilizou corte de cabelo gratuito para as mulheres participantes do evento.

Em Campo das Mangueiras, foi realizada uma palestra ministrada por Joice Aparecida de Deus Leal, enfermeira responsável, sobre a importância do autoexame das mamas, distribuição de bombons e panfletos educativos sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. No final do evento foi distribuído lanche para os participantes.

As ações da campanha Outubro Rosa vêm sendo desenvolvidas nas unidades de saúde do município de Macaíba inclusive com decorações alusivas. Elas variam por unidades de saúde. O foco da campanha é prevenir o câncer de mama.

Sobre o Outubro Rosa

O mês de outubro é caracterizado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que empenham os seus esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados à conscientização sobre a temática, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer, o qual é uma patologia que afeta um grande número de brasileiras anualmente. Sendo a quinta maior causa de mortalidade do mundo.

O Outubro Rosa foi criado nos anos 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, é promovido anualmente em diversos países.

Foto: Dejackson A. Farias