29 outubro, 2013 Reunião define detalhes do Justiça na Praça

Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito Fernando Cunha, o secretariado e representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), incluindo a desembargadora Maria Zeneide Bezerra e a titular da 2ª Vara da Família da Comarca de Macaíba, Viviane Xavier Ubarana, se reuniram para definir os últimos detalhes das ações do programa, as quais serão realizadas durante todo o dia, na data de 08 de novembro. As ações incluirão atendimento jurídico, assistencial, de saúde, além da emissão de documentos, centenas de casamentos e até desfiles de carros antigos.

Projeto Justiça na Praça

Segundo dados do TJRN, Projeto Justiça na Praça trata-se de uma grande ação de solidariedade, através da qual se reúnem em um mesmo período e espaço público, magistrados, servidores do poder judiciário estadual e diversas parcerias, levando à população local, além das atividades jurídicas (conciliações, assessoria jurídica, registro de ocorrências, ajuizamento de ações, etc.), importantes programas e projetos desenvolvidos no âmbito da justiça potiguar que beneficiam a população em geral de forma gratuita.

Ademais, o projeto Justiça na Praça foi eleito, no ano de 2010, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como uma das três melhores práticas do judiciário brasileiro, sendo, inclusive, recomendado como um método a ser adotado nos demais tribunais brasileiros.

Desde a primeira reunião entre o Poder Executivo Municipal e o Poder Judiciário Estadual, o prefeito Fernando Cunha, sabendo da relevância e abrangência do referido projeto, demonstrou bastante interesse em ver Macaíba sediando suas ações.

Além disso, o chefe do Executivo Municipal solicitou a realização de outros projetos, como, por exemplo, Justiça & Escola, Comissão Permanente de Gestão Ambiental (COPEGAM) e Núcleo de Orientação aos Dependentes de Drogas (NOAD), de modo que a cidade de Macaíba possa sediá-los futuramente. Esta será a última edição do projeto Justiça na Praça neste corrente ano de 2013.

Texto: Andry Morais

Fotos: Dejackson A. Farias