01 novembro, 2013 Macaíba sedia pela quarta vez o Sonora Brasil

No próximo dia 10 de novembro, Macaíba recebe a quarta edição do projeto Sonora Brasil neste ano de 2013. O evento ocorrerá a partir das 16h no palco do Pax Club. O Sonora Brasil é um projeto que objetiva desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. As apresentações são totalmente acústicas, objetivando a valorização da sonoridade dos instrumentos usados nas apresentações.

A apresentação será conduzida pelo grupo Raízes do Samba de Tocos. O grupo é originário de uma comunidade quilombola na Fazenda Tocos, situada no município de Antônio Cardoso, interior da Bahia. A musicalidade é uma espécie de samba rural, sendo formado por versos complexos, cantado em ritmo rápido, exigindo destreza dos ouvintes para poder entender o seu significado.

O referido foi formando há sete anos por camponeses que tem vínculos familiares ou comunitários. Os integrantes cantam acompanhados de tambores de oca de pau, pandeiros, triângulo e viola. A realização do evento na Terra de Auta de Souza é fruto de parceria entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (SESC/RN) e Fecomércio/RN.

Texto: Andry Morais