05 novembro, 2013 Na Escola: Rosângela tenta o Xeque-mate nacional

Um orgulho para toda Macaíba. A aluna Rosângela Martins de Souza, do projeto municipal Xadrez na Escola, representará o Rio Grande do Norte no JEB´S (Jogos Escolares Brasileiro), o antigo Jogos da Juventude. A competição acontece de 06 a 11 desse mês de novembro, na cidade de Belém/PA.

Caso a enxadrista macaibense chegue à final da competição, ela disputará o mundial possivelmente na Europa. Todos os enxadristas de Macaíba e de todo o RN estão na torcida. A aluna é apoiada pela Prefeitura de Macaíba

A atleta viaja nesta quarta (06/11), juntamente com seu técnico Lukremarte Melo. O mérito não é por acaso. A oportunidade de disputar o JEB´S veio depois que Rosângela venceu o JUVERN´S (Jogos da Juventude do RN), realizado no mês de julho/2013.

Um verdadeiro talento macaibense. Além do JUVERN´S, a aluna tem uma vasta relação de conquistas tanto a nível estadual como nacional. Ela já ganhou diversos torneios realizados pela FNX (Federação Norterriograndense de Xadrez), CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

A enxadrista já se sagrou campeã do Nordeste Absoluto feminino 2007, Campeã do Nordeste categoria sub-14 em 2009, Atleta Ouro dos JERN´S 2008/2009/2010 e 2013, quarta colocada nas Olimpíadas Escolares de Fortaleza/2010, Tricampeã estadual nas categorias sub-14 – 2009, sub-16 em 2010 e sub-18 em 2013, entre outros títulos.

A atleta agradece a gestão municipal pelo apoio e desenvolvimento do projeto

“Só me resta agradecer ao prefeito Fernando Cunha pela implantação do projeto Xadrez na Escola. Esse projeto foi e é fundamental para mim e muitos outros garotos. Mudou nosso pensamento, nossa conduta, nossas vidas. Em nome de todos agradeço ao prefeito”, Asseverou Rosângela.

Sem titubear a super campeã também indicou o projeto para os que buscam uma alternativa educacional. “Sei que vivemos um momento delicado em relação à violência em nossa cidade, mas o melhor de tudo isso, e que existe uma saída, em particular: o Xadrez. Eu indico, ele (projeto) mudou minha vida, melhorei nos estudos, na concentração, nas disciplinas de cálculos, na interação social, no distanciamento do submundo do crime. Isso foi o de mais importante”, afirmou

A garota era aluna do PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) quando entrou no Xadrez na Escola, no ano de sua implantação, 2006, e acabou virando um dos grandes nomes do esporte na região Nordeste. Ela falou que vai lutar com todas as forças para representar Macaíba da melhor maneira possível. Todos estão na torcida.

Uma jogada de mestre

Podemos dizer que a ideia de desenvolver o projeto no município ainda em 2006, na gestão do prefeito Fernando foi uma jogada de mestre, um xeque-mate.

A partir de então, o plano só rendeu grandes jogadas. Além de Rosângela, o Xadrez na Escola conta com uma vasta relação de garotos oriundos das escolas públicas do município que se transformaram em grandes colecionadores de títulos e cidadãos de bem.

Entre tantos, citamos: Maria Gabriela, Kerolayni Yorarra, Daniele Benício, Joana Andrade, Diogo Roger, que recentemente disputou o Campeonato Brasileiro no Pará, entre outros.

O Xadrez na Escola atualmente atende cerca de 800 alunos, está presente basicamente na metade das escolas municipais, no PETI e no Projovem, mais de 2 mil pessoas na cidade aprenderam a jogar o esporte por meio do projeto e ainda conta com o Xadrez na Praça  Paulo Holanda para o público no geral, e uma grande equipe de monitores prontos para ensinar os simpatizantes do esporte.

Assecom - PMM