07 novembro, 2013 MACAIBAPREV: instituto tem se tornado uma referência estadual

O MACAIBAPREV é o órgão previdenciário próprio da Prefeitura Municipal de Macaíba (PMM). Criado há aproximadamente 2 anos, o departamento responsável pelos trâmites previdenciários de Macaíba é composto por dois eixos principais: Diretoria de benefícios, a qual é designada para atender o público através de serviços como concessão e manutenção de benefícios como auxílio-doença, pensão, aposentadoria, salário-família e auxílio reclusão; Diretoria de administração e finanças, responsável pelo recebimento de pecúnia, seja oriunda do funcionalismo ou de via patronal (PMM), para serem geridos sob legislações previdenciárias específicas e, consequente, criação de fundos de previdência.

A presidente do órgão em questão, Roberta Cabral, já participou de audiências públicas em diversas cidades do Rio Grande do Norte, onde os seus gestores estão interessados em implantar seus próprios sistemas previdenciários. A mais recente delas ocorreu no município de Nova Cruz, contando com a presença de mais de 150 servidores locais. Na oportunidade, Roberta palestrou sobre temas previdenciários e sua importância para um município.

Atualmente, o instituto previdenciário de Macaíba concede uma média de 20 a 30 benefícios de auxílios-doença mensalmente – após prévias e plausíveis análises dos casos. MACAIBAPREV é órgão do servidor público do município de Macaíba e está de portas abertas para prestação de quaisquer orientações ou esclarecimentos que sejam do âmbito da competência do departamento.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias