Notícias

10 novembro, 2013 Solar Ferreiro Torto encerra temporada do Sonora Brasil

Na tarde deste domingo (10), o museu Solar Ferreiro Torto foi palco da última apresentação do ano do projeto Sonora Brasil - Tambores e Batuques. O encerramento foi coroado com o grupo Raízes do Samba de Tocos. O grupo é originário de uma comunidade quilombola na Fazenda Tocos, situada no município de Antônio Cardoso, interior da Bahia. O grupo foi formando há sete anos por camponeses que tem vínculos familiares ou comunitários. Os integrantes cantam acompanhados de tambores de oca de pau, pandeiros, triângulo e viola.

Segundo, Roque da Viola (nome artístico de Afonso), um dos componentes, o grupo foi formando há 8 anos. “É uma experiência única tocar em um lugar que nem o Ferreiro Torto, lembra nossas raízes. Lá onde moramos tem coisas assim também”, comentou o músico. Roque da Viola mencionou que o grupo já viajou por diversos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

O Sonora Brasil é um projeto que existe há 16 anos. De acordo com o coordenador de Cultura do SESC/RN, Daniel Rezende, o projeto tem abrangência nacional e tem duas temáticas principais: Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Neste ano, a temática abrangeu as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto que a outra percorreu as regiões Sul e Sudeste. “No ano que vem, será o inverso”, afirmou Danilo.

O prefeito Fernando Cunha também esteve presente no evento destacou a importância do projeto Sonora Brasil e do Solar Ferreiro Torto, referindo-se que brevemente o local terá música ao vivo com artistas macaibenses todos os finais de semana. Também estiveram presentes o vice-presidente da Fecomércio/RN, Luiz Antônio Lacerda, e representantes do Poder Legislativo local: Edma Maia, Ismarleide Fernandes, João Medeiros e Rodrigo Nasser.

Andry Morais

Assecom-PMM