12 novembro, 2013 Riacho do Sangue: berço de talentos

Riacho do Sangue é o berço da escola campeã dos Jogos Escolares Macaibenses (JEMA’S), edição 2013, trata-se da Escola Municipal José Mesquita. A unidade escolar conta com cerca de 350 alunos. A comunidade rural onde a escola está inserida localiza-se há cerca de 9 km do centro de Macaíba.

A escola campeã dos JEMA’S 2013 conquistou sete troféus e mais de 30 medalhas, sendo que alguns alunos chegaram a ganhar quatro medalhas. Um deles é José Tiago, 16 anos, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental. Indagado sobre o seu desempenho, o aluno foi bem objetivo: “Foi muito bom participar desses jogos, me senti orgulhoso ao representar minha escola. Também dá para descobrir novos talentos”, comentou o medalhista.

O empenho da direção e demais membros do corpo administrativo da escola foi fundamental para a façanha. Recentemente, de 24 a 29 de outubro, a escola realizou seus jogos internos. Segundo o diretor, Reginaldo Silva, o propósito da realização de competições internas foi preparar os alunos para a participação dos jogos escolares da rede municipal de ensino. E deu certo! “Sentimos a necessidade dos alunos por essas atividades, atendemos os seus pedidos e decidimos realizar os jogos”, esclareceu Reginaldo.

Os professores de Educação Física, Sidney Espínola e Mateus Mafra destacaram a empolgação dos alunos. “Foi uma surpresa agradável o fato de conquistarmos esse título”, destacou Sidney, que também elogiou a iniciativa da Prefeitura em resgatar os referidos jogos. Por fim, a coordenadora pedagógica Alessandra Farias salientou que outro fator relevante para o bom desempenho da escola foi a boa relação entre corpo docente, equipe de apoio e alunado.

Os JEMA’S 2013 contaram com a participação de 12 escolas vinculadas à rede municipal de ensino, envolvendo mais de 800 alunos, tanto da zona urbana quanto da zona rural.  Os atletas foram divididos nas categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Juvenil (de 15 a 17 anos).

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias