14 novembro, 2013 Dia Mundial do Diabetes é celebrado hoje

Nesta quinta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualmente trabalha em 22 Estratégias de Saúde da Família (ESF) com equipes trabalhando diariamente no acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.

Os pacientes recebem os medicamentos que precisam nas próprias unidades de saúde, contam com uma equipe multidisciplinar para dar apoio as atividades, têm atendimento com clínico e nutricionistas e contam com apoio na parte educativa como, por exemplo, palestras com médicos, enfermeiros e nutricionistas das unidades.

Além dessa assistência, o município também conta com o projeto Dia Bem voltado especificamente para os pacientes com Diabetes.

Dentro do projeto, eles têm prioridade no atendimento com o médico endocrinologista e com nutricionistas, recebem uma ajuda com fitas de HGP e tem a quantidade de glicose no sangue analisada diariamente. As fitas são distribuídas mensalmente na Secretaria de Saúde. Elas auxiliam no controle da doença.

Outra ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde para os pacientes diabéticos está inserida no projeto Macaíba Saudável realizado na praça Paulo Holanda Paz.

A ação conta com uma técnica de enfermagem realizando aferição arterial e verificação da glicemia sanguínea duas vezes na semana. Quando o paciente tem alguma alteração, ele é indicado para fazer um diagnóstico específico para identificar realmente se ele tem diabetes ou não.

Texto: Tadeu de Oliveira

Assecom - PMM