19 novembro, 2013 Creche municipal desenvolve projeto de educação ambiental

A Creche municipal Professora Marliete Freire, localizada no bairro de Campo da Santa Cruz, região central Macaíba, conduziu no último trimestre (agosto a outubro) um relevante projeto de educação ambiental denominado “Meio ambiente com ênfase na reutilização de materiais”.

O projeto em questão envolveu toda a comunidade escolar. Os principais objetivos assumidos foram desenvolver a conscientização ambiental e o trabalho interdisciplinar através dos eixos temáticos ‘natureza e sociedade’, ‘identidade e autonomia’ e ‘linguagem e matemática’. O intento foi aproximar a comunidade da escola, mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos e oportunizar a livre expressão das crianças através de atividades práticas como apresentações culturais e desfiles.

Salienta-se que os pais participaram ativamente do projeto, trazendo materiais como plástico, metais e vidro que antes eram colocados no lixo. Paralelamente, os alunos realizaram passeios pelo bairro onde está localizada a creche, com o objetivo de tornar o aprendizado muito mais ligado a sua realidade. Também foi realizada uma excursão ao Parque das Dunas.

O foco do projeto era que o aluno e sua família compreendessem que muitas coisas que tem em casa, como recipientes plásticos e outros, podem ser reaproveitados e que algumas coisas que a natureza “descarta”, como folhas e galhos secos, também têm utilidade. Essa percepção é a base para uma sociedade que valorize a preservação e a sustentabilidade.

O projeto teve sua culminância com uma exposição dos brinquedos, painéis e objetos domésticos e de ornamentação produzidos com materiais reutilizados, através dos quais foram trabalhadas a coordenação motora, o conhecimento das cores e outras competências como: a atenção, a cooperação, o trabalho em equipe, a interação, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além do conhecimento lógico matemático.

Texto adaptado por Andry Morais