Notícias

20 novembro, 2013 Mojubá (saudação de respeito)

Nesta quarta-feira (20), o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A Prefeitura Municipal de Macaíba, em nome de todos os que nela trabalham, parabeniza a todos afrodescendentes residentes na Terra de Auta de Souza.

Terra esta que tem em seu solo as marcas da labuta, da cultura (ritmos e costumes) dessa gente que tanto contribuiu e tem contribuído no desenvolvimento da nação brasileira, em especial aqueles que fizeram parte da história da nossa Macaíba.

Nesse dia especial, nossos votos vão principalmente para a comunidade quilombola de Capoeiras e as demais comunidades macaibenses com fortes traços e raízes da tradição e da cultura negra.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, inclusive em alguns estados e cidades é feriado de grande repercussão. A data é dedicada à reflexão sobre a presença do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual essa data está inserida é denominada de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Zumbi nasceu em 1655, na cidade de Palmares, atual estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Logo após o seu nascimento fora aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, e entregue ao Padre Antônio Melo em Porto Calvo.

Em 1678, Zumbi liderou um conflito interno que culminou em sua chegada à liderança do quilombo em que vivia – o famoso Quilombo dos Palmares. Combateu os portugueses durante quase uma década e meia. Zumbi foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra consiste numa data para se lembrar da resistência à opressão e a discriminação.

*Mojubá: palavra de origem africana que significa respeito, os meus respeitos. Uma saudação em que a pessoa externa seus respeitos a outra pessoa, orixá ou entidade.

ASSECOM-PMM