21 novembro, 2013 Barragem de Tabatinga recebe 80.000 alevinos

Na manhã desta quinta-feira (21), a Barragem de Tabatinga, localizada na comunidade rural de Betúlia, recebeu uma quantia de cerca de 80.000 alevinos das espécies tilápia e carpa. O evento, popularmente conhecido como “peixamento”, teve início a partir das 9 horas da manhã.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e da Pesca (SEMAPE), Francisco Maia, o peixamento foi realizado devido à escassez de peixes no local, motivada pela seca deste ano. O evento foi conduzido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), com colaboração da SEMAPE de Macaíba.

Além disso, mais 40.000 alevinos foram liberados em outros reservatórios menores do município de Macaíba. Os reservatórios contemplados foram: Açude do assentamento José Coelho (6.000), Lagoa do Sitío I (7.000), Lagoa do Sítio II (4.000), Lagoa do Barbaço, no assentamento Margarida Alves (4.000), Lagoa dos Espinheiros (5.000), Lagoa do Espinho (4.000), Lagoa do Imbu (4.000), Lagoa de Cajazeiras (3.000) e Lagoa das Pedras (3.000).

O líder comunitário José Eugênio agradeceu o trabalho realizado pela equipe da SEMAPE de Macaíba ao intermediar o peixamento desta manhã: “Foi muito bom para a comunidade. Tenho que agradecer ao secretário Maia, que teve o maior interesse por aqui e desse jeito é que a nossa comunidade melhora”. O líder comunitário também elogiou a administração do prefeito Fernando Cunha.

Alevinos

Os alevinos são peixes que saíram recentemente de seus respectivos ovos. Também é possível defini-los como  peixes que acabaram de deixar a fase de larva, exatamente quando começam a se alimentar no ambiente externo. Nessa fase, é extremamente necessário haver cuidados especiais e acompanhamento constante, pois, esses seres estão em pleno desenvolvimento, requerendo assim atenção especial com relação ao manejo nutricional. Em aproximadamente 3 meses, os peixes estarão prontos para pesca e consumo.

Texto: Andry Morais

Fotos: Dejackson A. Farias