29 novembro, 2013 SME realiza seminário de encerramento do PNAIC em 2013

A Prefeitura Municipal de Macaíba está realizando o encerramento das atividades no ano de 2013 do PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) com o II Seminário Municipal sobre o PNAIC, hoje (28), desde as 8h, no Pax Club. O evento segue até as 17h de hoje e também acontecerá amanhã.

Durante a solenidade, estão sendo realizadas mesas-redondas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos realizados pelos professores durante a formação no plano.

O prefeito Fernando Cunha e a secretária de Educação, Márcia Portela participaram da abertura solene do seminário. Na ocasião, o prefeito agradeceu a todos os profissionais envolvidos com o plano: “Se não fosse o esforço de vocês, nós não estaríamos aqui hoje. Muito obrigado a todos vocês”, afirmou.

O PNAIC em Macaíba está alcançando cerca de 150 pessoas entre professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e coordenadores. A prefeitura aderiu ao plano em janeiro de 2013, primeiro mês da administração do prefeito Fernando Cunha. O PNAIC tem duração de três anos.

A coordenadora geral do PNAIC no Rio Grande do Norte, Denise Maria de Carvalho Lopes afirma sobre suas impressões do plano em Macaíba: ”São as melhores impressões possíveis. Estou maravilhada com estes resultados. Esperamos que este trabalho continue”, afirmou a coordenadora.

Sobre o PNAIC

De acordo com informações do Ministério da Educação, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para isso, uma formação adequada dos professores é necessária.

Na formação, são desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças, para o planejamento e avaliação das situações didáticas, para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Dejackson A. Farias