03 dezembro, 2013 Programa Justiça e Escola inicia atividades de formação

Durante o dia de hoje (3), das 8h às 17h aconteceram as atividades do primeiro dia de formação de professores no programa Justiça e Escola, no prédio da Escola Municipal Pinheiro Borges, no bairro de Campo da Santa Cruz.

A abertura do projeto aconteceu na noite de ontem (2) e contou com a presença da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, a juiza da Vara da Infância da comarca de Macaíba, Viviane Ubarana, o juiz José Undário Andrade, coordenador do Justiça & Escola, o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha e professores da rede municipal de ensino.

A metodologia utilizada no projeto é baseada nos pilares que constroem o caráter como sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania. Após a formação baseada nestes valores, os educadores estarão aptos para transmiti-los aos seus alunos.

A secretária municipal de Educação, Márcia Portela afirma sobre a intenção de promover este programa e sobre os pilares que constituem a metodologia utilizada: “Nós estamos promovendo o Justiça e Escola com a intenção de provocar a reflexão sobre valores que normalmente não são ensinados no ambiente escolar.”, afirmou a secretária.

Os professores são distribuídos em salas referentes a cada pilar constituinte do programa. Vale salientar que mesmo estando em uma sala de um tema, os outros pilares do programa também são debatidos entre os participantes.

Cada sala onde a formação dos professores ocorre tem uma cor alusiva ao pilar que está sendo debatido dentro dela. A decoração dos ambientes utilizou a criatividade de cada grupo. Trata-se de um ambiente diferente do que os professores estão acostumados a ter.

Eliane Martins Arcanjo, diretora da Escola Municipal da comunidade de Lagoa do Lima e aluna no programa Justiça e Escola afirma sobre suas impressões do evento: ”É um momento único para o município de Macaíba. É um evento que vem para enriquecer a parte da justiça e da educação em Macaíba e esperamos também a parte da paz que estamos lutando tanto para alcançar em nosso município.”, afirmou.

As atividades do Justiça e Escola seguem até amanhã (4), das 8h às 17h. O encerramento do programa ocorrerá às 18h, no Solar Ferreiro Torto.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Dejackson A. Farias