Notícias

27 janeiro, 2014 A arte de Macaíba na FIART

O talento do povo macaibense esteve presente na última sexta-feira (24) e seguirá presente pelos próximos dias da 19ª FIART (Feira Internacional de Artesanato), que ocorre até o dia 2 de fevereiro, no Centro de Convenções, na cidade de Natal

O talento do povo macaibense esteve presente na última sexta-feira (24) e seguirá presente pelos próximos dias da 19ª FIART (Feira Internacional de Artesanato), que ocorre até o dia 2 de fevereiro, no Centro de Convenções, na cidade de Natal.

No estande “Macaíba com Arte” da Prefeitura de Macaíba reside a arte que encanta e inspira trabalhos como artes sacras feitas em barro e madeira, crochês, fuxicos,tiaras entre tantos outros trabalhos que são uma prova do talento artístico macaibense. Durante a feira é possível acompanhar os artesãos confeccionando algumas peças.

A artesã Ivone Mafra, 54, que trabalha na confecção de tiaras esteve na exposição mostrando e declarou sobre a participação dos artesãos no evento: “Muito importante. Todos os artesãos estão adorando.”, disse.

Com relação à receptividade dos trabalhos macaibenses na feira, Ivone declara que o público está gostando não apenas dos trabalhos, mas também da organização do estande. “Estão elogiando muito o estande. Todo o pessoal que passa, diz que o de Macaíba está muito bonito. Sempre elogiando.”, afirmou a artesã.

Do artesanato ao hip-hop

A arte revelada pelo talento do grupo de hip-hop Dialetos do Gueto também compareceu ao evento. Com canções autorais que revelam o sentimento e a realidade dos moradores das periferias dos centros urbanos, o grupo realizou uma apresentação no palco principal da feira.

MC Carlinhos, um dos vocalistas do grupo afirmou sobre a importância da participação na feira: “É muito importante para a divulgação do trabalho do hip-hop da cidade de Macaíba. Mostra que a cultura do município está crescendo e que está havendo o apoio.“, declarou o vocalista.

Sobre o sentimento pessoal dele com relação à participação do grupo no evento o MC disse: “Eu como pessoa me sinto realizado, porque estou trazendo eles para conhecer. São oportunidades que as pessoas que são da periferia do município não tinham antigamente e agora estão tendo a boa oportunidade de conhecer um evento deste porte.”, afirmou.

 

Foto: Dejackson A. Farias