04 fevereiro, 2014 Alunos da Escola de Música de Macaíba são selecionados para evento internacional

Seis ex-alunos da Escola de Música de Macaíba irão se apresentar em um festival internacional de música em julho

Um grupo formado por seis ex-alunos da Escola de Música de Macaíba foi selecionado para participar do maior evento de educação musical do planeta, ou seja, uma verdadeira Copa do Mundo do gênero. Trata-se da 31ª Conferência Mundial da International Society for Music Education (ISME).

Os seis alunos de Macaíba venceram uma seletiva que envolvia concorrentes de diversos países, onde os grupos interessados em apresentar-se durante a referida conferência tiveram que enviar um vídeo e uma descrição do grupo e sua história. Lílian Cristina Araújo da Silva, Jean Camelo do Nascimento, Kadja Marluan da Silva, Júlio César da Silva, Irliane Karoline Soares Pessoa e Jacton Silva formam um grupo de cordas que toca de clássicos regionais como Lamento Nordestino a sinfonias de Mozart e Strauss.

De acordo com informações do professor de piano da UFRN, Durval Cesetti, a ISME é a mais importante organização de educação musical no mundo, criada em 1953 e presente hoje em dia em mais de 80 países. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil. Cesetti destacou que a conquista desses macaibenses honra o trabalho que tem sido realizado na Escola de Música de Macaíba.

Os músicos macaibenses fizeram parte da primeira turma da Escola de Música de Macaíba. Atualmente, 12 alunos que fizeram parte da Escola de Música conseguiram ingressar no curso de música da UFRN. Hoje, cerca de 1800 alunos da rede municipal são contemplados com aulas de violão e flauta doce, em 22 unidades escolares macaibenses. Além disso, alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), (antigo PETI) também recebem aulas musicais.

Nan Qi, doutoranda pela Western University of London Ontario, elogiou o trabalho da Escola de Música de Macaíba: “He is a very dedicated person”, disse a canadense descendente de chineses, ao referir-se ao prefeito Fernando Cunha. Nan Qi ressaltou o poder da música para melhorar a autoestima dos jovens, tirá-los das ruas, estimular a imaginação e ajudar no seu comportamento. A ISME será realizada em Porto Alegre no período de 20 a 25 de julho deste ano.

Confira abaixo o vídeo com uma apresentação dos seis alunos mencionados:
Texto: Andry Morais

Fotos: Divulgação/Dejackson A. Farias