12 fevereiro, 2014 SME realiza reuniões

O foco da reunião pela manhã foi o Plano Municipal de Educação (PME). A tarde, a reunião foi com representantes do Conselho Municipal de Educação (CME)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou duas reuniões ontem (12), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Macaíba. Pela manhã foi realizada a primeira reunião do Fórum Municipal de Educação. Durante a tarde foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Educação (CME).

O Fórum é composto pela secretária municipal de Educação, Márcia Portela, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), pelos representantes do Conselho Municipal de Alimentação (CAE), do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e por representantes da sociedade civil como, por exemplo, pais, alunos e professores.

O objetivo do Fórum Municipal de Educação é elaborar o Plano Municipal de Educação (PME). Estes representantes foram escolhidos após o I Seminário de Macaíba para o Plano Municipal de Educação (PME). O evento, realizado no dia 6 de dezembro de 2013 contou com a presença da Deputada Federal Fátima Bezerra.

Durante a reunião de ontem (12) foi construído o cronograma de reuniões ordinárias de 2014 sobre o Plano Municipal de Educação (PME). Na oportunidade ficou acertado que haverá uma reunião por mês até o final do ano visando construir os pontos que formarão o PME.

Também foram apresentadas as orientações nacionais Planejando a próxima década que tem como subtemas Alinhando os planos de educação, Construindo as metas do nosso município e Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Foram organizados seis grupos de estudos para estes três subtemas.

Na próxima reunião, em março, os grupos apresentarão os resultados destes estudos para que os demais integrantes do fórum aprovem ou não os trabalhos apresentados. Todos estes trabalhos fazem parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) que deve estar de acordo com o Plano Estadual de Educação (PEE) e com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Reunião com o CME

Durante a tarde, na reunião realizada com o Conselho Municipal de Educação (CME) foram discutidas a Comissão do Fórum Municipal de Educação, a elaboração do cronograma de reuniões ordinárias de 2014 e foi apresentada a Comissão do Fórum do Plano Municipal do Livro, Literatura e Leitura das Bibliotecas (PMLLLB).

Foto: Dejackson A. Farias