18 fevereiro, 2014 Prefeitura promove nova formatura do PRONATEC

Na noite de ontem (18), a Prefeitura de Macaíba promoveu mais uma formatura dos concluintes do PRONATEC

A noite de ontem, terça-feira (18), constitui-se em uma ocasião especial para muitos macaibenses. O ginásio poliesportivo Edilson de Albuquerque Bezerra, principal do município de Macaíba, sediou mais uma formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Na ocasião, os alunos concluintes receberam seus certificados referentes aos diversos cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa. Em Macaíba, o PRONATEC, é a realizado através da parceria entre Prefeitura Municipal e SENAC/RN. Maria Aparecida de Brito Silva, residente no Loteamento Esperança, foi umas das pessoas diplomadas: "Foi muito importante para mim, sempre tive vontade de fazer (referindo-se ao curso de assistente de cabeleireiro), estou me sentindo realizada por me formar", declarou a jovem.

Dentre os cursos que foram oferecidos nesta nova etapa do PRONATEC estão: operador de computador, auxiliar administrativo, balconista de farmácia, auxiliar de cabeleireiro, vigia, promotor de vendas, maquiadora e almoxarife.

O prefeito Fernando Cunha, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima, os vereadores Rodrigo Nasser, Marijara Luz (Dadaia), Edma Maia, Maria do Socorro Carvalho (Socorro Nogueira), Rita de Cássia e Ismarleide, o diretor regional do SENAC, Helder Cavalcanti, o vice-presidente da Fecomércio/RN e presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Macaíba, Luiz Lacerda, e a diretora de Saúde da Assembleia Legislativa do RN, Ederlinda Dias, estiveram presentes no evento.

O gestor municipal destacou a importância de os jovens macaibenses se prepararem, principalmente devido às novas oportunidades que o município vai oferecer em breve. Dentre essas possibilidades, Fernando Cunha mencionou a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba, a qual reunirá diversas indústrias futuramente. Além disso, foi citada a possibilidade de um concurso público ainda neste ano de 2014. O presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Macaíba também comentou sobre a importância da qualificação dos jovens, visto que Macaíba está localizada em uma região que está recebendo muitos empreendimentos. Atualmente, o PRONATEC em Macaíba está com inscrições abertas para o curso de agente em segurança do trabalho. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3271-6503.

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC) surge no contexto de desenvolvimento econômico contemporâneo, onde o Brasil desponta como uma das maiores economias do mundo, tendo por objetivo formar profissionais qualificados para atuar no mercado globalizado. O PRONATEC é constituído por diversas frentes de atuação. No Rio Grande do Norte, o programa é desenvolvido através de parceria entre o Governo Federal e governos estaduais e municipais, correspondentes aos pólos, IFRN, SENAI, SENAC e a UFRN. A previsão de atendimento em 2014 prevê a geração de mais de oito milhões de oportunidades de formação profissional para jovens do Ensino Médio.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias