19 fevereiro, 2014 CAPS II: exposição mostra a criatividade dos usuários

Obras feitas por usuários do CAPS II expressam a capacidade artística desse público

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), de Macaíba tem estimulado os seus usuários a utilizarem seu lado cognitivo para produzirem trabalhos artísticos e, consequentemente, mostrarem ao público em geral as obras dos clientes atendidos pela referida unidade.

Segundo a arte-educadora e ludoterapeuta Yatamura Falção, a exposição tem por objetivo quebrar o paradigma social de que as pessoas com transtornos mentais devem ficar restritas a procedimentos medicamentosos ou internamentos, mostrando que elas têm capacidade criativa e podem produzir bons trabalhos de arte.

O CAPS II está localizado na Rua Frei Miguelino, por trás da sede da Prefeitura de Macaíba. Caso alguém necessite dos serviços do centro, este deverá ligar para os números 3271-6529 e 3271-6534. O CAPS II é administrado pela Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e tem como diretor o senhor José Januário Souza Filho.

O CAPS II

O CAPS II é um lugar de referência e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental, realizando atendimento multidisciplinar. No centro, as pessoas passam por acolhimento, atendimento psiquiátrico, atendimento em grupo com profissionais de psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional e farmácia. O centro também proporciona oficinas de artesanato, de música, de expressão corporal, de educação em saúde e orientação farmacêutica.

Texto: Andry Morais

Foto: Arquivo PMM