Notícias

08 junho, 2010 ZPE de Macaíba será homologada nesta quarta

Presidente Lula assinará autorização para instalação às 12h em Natal.

A partir desta quarta-feira (09) o Rio Grande do Norte ganhará mais duas importantes ferramentas para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico do Estado, serão as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) de Macaíba e de Assú. As duas serão homologadas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que estará a Natal nesta quarta, e vai assinar - junto com o governador Iberê Ferreira de Souza - o decreto autorizando a instalação das ZPEs. A solenidade está marcada para às 12h00, no Centro de Convenções.

A ZPE de Macaíba será fundamental para o crescimento da eonomia do estado. Sua instalação vai viabilizar a vinda de grandes empresas que vão movimentar o terminal de cargas do Aeroporto Intermodal de São Gonçalo do Amarante. Ela vai atrair novos investidores estrangeiros, fortalecer as empresas nacionais já instaladas e as que virão, além de criar milhares de postos de empregos.

As Zonas de Processamento de Exportações são distritos industriais que tem como principais características, a isenção de impostos e liberdade cambial para que as empresas instaladas. Ou seja, desde que enviem a maior parte da produção para o mercado externo, as empresas ficam desobrigadas a converter em reais, os recursos obtidos com as exportações. Por sua vez, o que for vendido no mercado interno, devidamente autorizado, paga os tributos que seriam cobrados com importações.

De fato, uma das principais finalidades das ZPEs é atrair investimentos estrangeiros, mas elas acabam também fortalecendo e muito o mercado interno, já que deixam as empresas nacionais em igualdade de condições com os concorrentes de outros países. O desenvolvimento da economia local acaba vindo naturalmente por uma sucessão de fatores interligados. O incremento de novas tecnologias, o aumento do valor agregado dos produtos e consequentemente o aumento do fluxo de mercado, e a geração de empregos.