20 fevereiro, 2014 SME: cerimônia de abertura de capacitação é realizada

Macaíba realiza mais uma capacitação em educação infantil para os educadores macaibenses e de 13 municípios circunvizinhos

Na manhã desta quinta-feira (20) foi realizada a solenidade de abertura da capacitação intermunicipal de educação infantil do Programa ProInfância, no Pax Club. O evento contou com a presença de educadores macaibenses e de mais 13 municípios circunvizinhos.

Participaram também da cerimônia o prefeito Fernando Cunha, a secretária municipal Márcia Portela, a consultora do ProInfancia (MEC/SEB/COEDI), Elisabet Ristow Nascimento, a vereadora Edma Maia, representante da Câmara Municipal de Vereadores e as vereadoras Ismarleide Duarte e Socorro Nogueira, representantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores.

O município de Macaíba foi escolhido para ser polo matriz do Programa ProInfância no Rio Grande do Norte. O programa atende crianças de 0 a 6 anos. No município acontecerão reuniões técnicas que tem como objetivo a capacitação profissional dos educadores da educação infantil da cidade e dos municípios circunvizinhos.

O estado tem sete cidades que trabalharão como polos para a formação de educadores no programa. Os polos atuam como elos para a consultoria do MEC (Ministério da Educação). Cada município participante conta com oito representantes na capacitação. Macaíba, por ser um das cidades polos, conta com dez representantes. Ao todo são 114 profissionais da educação na reunião.

A educadora Andressa Jully Bento de Medeiros do município de Monte Alegre ressaltou a importância da capacitação e as perspectivas com relação a reunião ministrada em Macaíba: “Agradecemos o município pela recepção e por estar sediando esta capacitação que é muito importante para nós. Estamos aqui com o propósito de alavancar a educação. Seremos multiplicadores desta constância”, disse.

Mais sobre a capacitação

O polo de Macaíba sediará quatro encontros no período de 20 de fevereiro a 29 de maio deste ano. A terra de Henrique Castriciano direcionará os cursos de formação para educadores dos municípios de Bom Jesus, Lagoa de Velhos, Monte Alegre, Nísia Floresta, Riachuelo, Santa Maria, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, São Pedro, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Sítio Novo e Vera Cruz.

No ano de 2013, foram desenvolvidas várias capacitações para os educadores em parceria com universidades públicas, privadas e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Foto: Dejackson A. Farias