21 fevereiro, 2014 Prefeito celebra o contrato da ZPE de Macaíba

Gestor municipal comemora a assinatura do contrato do termo de concessão da ZPE de Macaíba

Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Fernando Cunha assinou o contrato do termo de concessão da Zona de Processamento e Exportação de Macaíba (ZPE). O ato aconteceu na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), em Natal. A assinatura dá início uma nova fase para o município de Macaíba. O gestor municipal celebrou o feito que consolidou um antigo projeto que começou a ser planejado para Macaíba na sua segunda gestão, quando adquiriu o terreno em que será erguida a ZPE de Macaíba.

A assinatura do contrato contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta, o presidente da FIERN, Amaro Sales, o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento, Elson Cavalcanti, o representante da Unihope, Karim Khouri, o vice-prefeito de Macaíba, Olímpio Maciel, o presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima, entre outras autoridades estaduais e municipais. Sobre a ocasião, o prefeito Fernando Cunha comentou: “Quisera o destino que eu voltasse a ser prefeito da cidade, após quatro anos do término de minha última gestão, para assinar e concretizar o que nós começamos em 2007”.

Com a privatização da ZPE, a empresa Unihope, vencedora do processo de licitação passa a administrar a área de 160 hectares, localizada nas imediações da Reta Tabajara, por 20 anos – tempo estipulado no contrato de concessão–, o qual pode ser prorrogado por outros 20. Segundo Karim Khouri, a escolha de Macaíba se deu devido à proximidade com empreendimentos como aeroporto e porto, além do bom acesso à mão de obra. Serão investidos mais de 30 milhões de reais somente na primeira fase da ZPE. Empresas da China, Vietnã e São Paulo já foram contatadas para atuar na área. Sobre a potencialidade da ZPE, a governadora Rosalba Ciarlini declarou: "Não há melhor maneira de ajudar uma população do que  gerando novos empregos e dando-lhe possibilidade de renda".

A ZPE será um grande recurso gerador de empregabilidade e renda para o município de Macaíba, proporcionando muitas oportunidades para a população local. O fato de estar localizada nos arredores da cidade de Macaíba significa possibilidade de muitos empregos para os jovens, inclusive os que vivem nas comunidades rurais macaibenses, fato que foi frisado pelo presidente da FIERN quando se referiu ao fato da ZPE trazer desenvolvimento e atrair novos investimentos para Macaíba e região. Estima-se que, em um médio prazo, serão gerados mais de 10 mil empregos. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaíba, Auri Simplício, também comentou sobre a ZPE local: “Se abre um leque de oportunidades em Macaíba”. A previsão é que a ZPE comece a funcionar nos próximos dois anos.

Texto: Andry Morais

Fotos: Dejackson A. Farias